RESIDÊNCIA

Ateliê do Gesto

O Ateliê do Gesto nasceu da busca por novas percepções e diálogos com outras linguagens artísticas no corpo em movimento. Através de identificações estéticas e o desejo de trabalharem num projeto autoral, João Paulo Gross e Daniel Calvet (artistas com carreiras consolidadas e passagens por importantes cias de dança no Brasil), se juntaram para pesquisar o corpo, tendo como ponto de partida o movimento e sua construção dramatúrgica na cena.

Nossa missão é a criação e exploração de uma pesquisa em artes do corpo que possa transitar e receber colaborações de outras áreas do fazer artístico, construindo uma linguagem própria e um vínculo afetivo com nosso público. Um espaço de pensamento para que possamos contribuir para a identificação do que nos torna mais humanos através da cultura brasileira.

Daniel Calvet é Coreógrafo, bailarino, fotógrafo e videomaker. João Paulo Gross é Coreógrafo, bailarino e professor de movimento. Ambos ministram aulas, cursos e workshops de criação, pesquisa em dança e dirigem os trabalhos artísticos do Ateliê do Gesto.

OBRA

O corpo enquanto morada, lugar que habitamos, cuidamos e crescemos. O corpo vivo é um corpo em movimento, em constante construção que se revela a partir de como se organiza e processa tudo o que o atravessa. O mover é compreendido como potência e latência do que nos mobiliza e nos transforma. A partir dessas buscas e desejos de estar vivos criamos possibilidades e materialidades que se mostram através dos impulsos e espaços que se movem por dentro, no íntimo de cada um. Como consequência deste mover; sensações, impulsos, dinâmicas e texturas se nutrem criando mundos possíveis em diálogos e afetos. A partir da individualidade potencializamos e re-existimos em coletividade. RESIDÊNCIA foi o resultado de um processo de criação realizado numa proposta de Residência Artística com 16 artistas goianos no período do isolamento social entre Outubro a Dezembro de 2020.

Ficha Técnica
Direção: Daniel Calvet e João Paulo Gross
Artistas Bailarinos: Camila Ribeiro Moraes, Eduardo Rosa, Lays Tavares, Lorena Amorelli, Hugo Dias, Georgia Sousa, Vitória Rodrigues, Camila Carvalho, Emily Naitê, André Canhete, Herika Regina, Rafaela Francisco, Thais Kuwae, Rafaella Pessoa, Viviane Reis e Vanessa Voskelis.
Filmagem e Edição: Daniel Calvet
Iluminação: Sérgio Galvão
Preparação Física: João Paulo Gross
Parceria: Studio In / Empório Armário
Agradecimento: Marci Dornelas, Equipe do Teatro Goiânia Ouro
Realização: Ateliê do Gesto
Este projeto foi contemplado com o Edital de Fomento à Dança 16/2018 do Fundo de Arte e Cultura do
Estado de Goiás 2018

Duração: 23 minutos
Ano: 2021

Did you like this? Share it!

0 comments on “RESIDÊNCIA

Comments are closed.