Retain/Release (Manter/Liberar)

PROTOVOULIA

(Jessica Goes + Rafael Abdala)

Essa exibição é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura de Goiás, da Secretaria Especial de Cultura e do Ministério do Turismo do Governo Federal.

OBRA

A performance homônima, que deu origem ao trabalho, foi realizada no ano de 2016, em Atenas, na Grécia. 

A vídeo exibido compõe a video-instalação entitulada “Retain/Release (Manter/Liberar)”, que irá ser doada ao Instituto Antonio Poteiro, com sede no Estado de Goiás. A performance exibida no vídeo era pautada em uma ação-processo, não-cíclica e não-repetitiva, ou seja, a cada hora a imagem da ação se transformava completamente. Nesse sentido, a obra em vídeo traz uma outra abordagem sobre as imagens e ações que foram performadas. O vídeo recorta e potencializa a ação enquanto uma narrativa enxuta, que reforça as imagens e os gestos operados pelos artistas durante a performance. 

Resgatando sua potência simbólica, enquanto significativa e alegórica ao momento que vivemos, onde a pandemia nos levou a um árduo exercício diário de distanciamento e isolamento, a obra exibe um gesto quase premonitório, uma vez que, enquanto performance, teve sua primeira exibição ainda no ano de 2016, em Atenas, na Grécia.

Filmagem: Tokomburu
Produção: Inkas Film Productions

Comissionado e produzido por NEON + MAI e Protovoulia (Rafael Abdala e Jessica Goes).
Na ocasião da mostra AS ONE, no Benaki Museum, Atenas, Março-Abr

Did you like this? Share it!

0 comments on “Retain/Release (Manter/Liberar)

Comments are closed.